Quem está começando ou quer começar a investir normalmente tem muitas dúvidas sobre quais passos seguir para não cometer erros. Mas esses passos existem? Existem e são simples, mas poucas pessoas os seguem.
Primeiro passo
É preciso fazer um diagnóstico da vida financeira antes de começar a investir. Você precisa fazer um balanço da sua vida financeira, entender como ela está.
Nesse balanço, precisam entrar as dívidas, o custo de vida, aquilo que é essencial para você e suas receitas —ou seja, quanto você ganha líquido todo mês. Se você é autônomo, e tem receita que varia todo mês, você precisa considerar uma média de renda dos últimos 12 meses.
Segundo passo
Quais são as suas metas? Que objetivos quer alcançar e quanto cada um deles custa? É preciso considerar tudo isso no planejamento, porque todo investimento precisa ter um objetivo por trás. Desta forma, as atitudes a serem tomadas para atingir as suas metas ficam mais claras.
Terceiro passo
Tenha uma reserva de emergência. A reserva é o dinheiro que você tem para usar em emergências. Normalmente, a reserva de emergência é equivalente a seis meses dos seus gastos fixos. Esse dinheiro precisa estar em investimentos em que seja possível resgatar o dinheiro a qualquer momento.
Quarto passo
Se você está começando agora, pode iniciar pela renda fixa, em títulos públicos e privados, ou caso você tenha um perfil de investidor mais arrojado, também pode optar por investir na Bolsa de Valores.
Mesmo na renda variável, é interessante escolher investimentos de menor risco, acreditando em um processo de evolução. Existem muitos fundos de índice, que é um jeito bom de conseguir uma exposição em ações, diversificando, mas com muito pouco dinheiro.
Quinto passo
Depois de entender a dinâmica de investimentos de renda fixa, bolsa de valores, e sentir mais confiança, o próximo passo, é construir uma carteira de investimentos com gestão ativa. Gestão ativa é quando você escolhe ações e fundos focados em dividendos, que tem menor risco em relação às outras ações. Geralmente são empresas mais consolidadas e com uma longa estrada.
Esses são os passos básicos, mas existem muitos outros que os investidores precisam entender. Os próximos passos você confere no tópico abaixo.
Aprenda a investir do zero com quem entende do assunto
Você pode aprender a ganhar dinheiro com segurança no mercado de ações no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido. São 20 módulos explicando o que você precisa saber para ser lucrativo de modo profissional no mercado financeiro. Clique aqui para saber mais